segunda-feira, 14 de julho de 2008

Famel Foguete

As fotos que faltavam. Foram tiradas de noite na garagem, mas penso que da para ter a ideia de como ficou a Famel Foguete.
Praticamente pronta, com tudo montado, desde instalação eléctrica, cabos, motor etc... falta apenas afinar o motor e testar tudo para ver se não há falhas. Houve uma alteração de última hora no que respeita é decoração do banco que em vez de creme em cima passou a preto.
Tá quase, motor está comigo e a maioria das peças também, o que falta são poucos pormenores e o banco que vai para estofar. O motor vai ser polido e o carburador também. A parte eléctrica também já está começada depois do motor pronto e colocado no sitio finaliza-se. Dentro em breve está pronta para dar uma volta.
Depois de várias montagens de tons e ideias, aqui fica a montagem preferida e a que mais gosto. Vai levar dois tons de creme o mais claro de lado tentar um da cor da mota e o outro mais escuro. De lado na cozedura inserir uma lista de acabamento cor de vinho o mais aproximado possível da cor da mota.
Mais uma fotos da montagem, a imagem do banco é só para ilustrar e fazer uma montagem de possíveis cores no banco, porque a que está não me agrada. De resto falta pouco o motor esta semana está cá, as rodas já estão montadas, mais uns sábados e a famel fica pronta.
Já na fase de montagem, embora ainda estejam em falta algumas pequenas peças, o motor e as rodas. Dentro em breve estará pronta a fase de montagem é relativamente rápida. No final a fase de afinações motor, carburador, embraiagem etc...
Mais uma fase completa. A pintura está pronta e a maioria dos componentes da mota já adquiridos, falta o motor ainda na reparação e os aros que já estão prontos também só ainda não tirei fotos. Os pneus clássicos também já chegaram virem da Holanda, visto cá ser complicado arranjar.
A fase das cromagens está praticamente finalizado, como podem ver desde os cubos das rodas o escape, guiador etc, foi tudo cromado mantendo-se a originalidade da mota e das peças, que ficam novas mesmo passados 46 anos depois do fabrico. O motor está em fase de conclusão também levando pistão, biela, cilindro rectificado embraiagem etc...
Olá pessoal, a primeira fase das cromagens está concluída, já tenho as primeiras peças, o suporte, acessórios do volante, suporte do farol de tráz etc... ficou tudo com uma excelente qualidade, só há um senão (e quem anda nestas coisas deve pensar o mesmo) o preço das cromagens é um absurdo, muito caro mesmo que tira a vontade a quem quer por uma mota tal e qual o que era, e por vezes a opção passa por pintar as cromagens que no fim não dá o aspecto que daria se fosse cromado. Segundo sei e me foi informado o preço do níquel em barra está a 60 eur, que no final também se reflecte no preço ao consumidor, mas realmente é daquelas coisas muito caras no caso desta foguete que tem imensos cromados atinge um preço alto que no fim nem toda a gente dá devido valor.
Fase de desmontagem da mota e selecção de peças para a cromagem e pintura. O quadro foi reparado visto ter uns apoios do motor em mau estado. A próxima fase é a da pintura e procura de peças novas para a mota.
Um dos projectos mais arrojados e que mais prazer me vai dar, o restauro desta famel foguete de 1961, uma autêntica raridade e ainda num "bom" estado de conservação. Tem muitos detalhes fenomenais, como a bomba de ar debaixo do banco entre outros que fazem deste modelo um exemplar único dentro do panorama das motorizadas em portugal. Motor JLO de três velocidades a primeira para cima seguindo-se as restantes para baixo, aros de 19" e uma pintura cheia de detalhes. Um projecto a seguir, á medida que irá ser elaborado será de comentado em fotos, não percam....

17 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns.
Uma motorizada que sai do extremo sul do país num estado ao qual nunca devia ter chegado, e que vai parar ao extremo norte para ficar no estado do qual nunca devia ter saído... como nova!
Bom trabalho.

Anónimo disse...

Tu não deves de fazer mais nada na vida, senão isso!!! Ou melhor, o teu pai, porque fotos tuas a trabalhar nunca se veem... E uma pessoa por si só nunca faria tanto trabalho num espaço de tempo tão curto!!
Deves de também ter um ordenado de ministro.. para gastares constantemente dinheiro nisso...

Anónimo disse...

Tu não deves de fazer mais nada na vida, senão isso!!! Ou melhor, o teu pai, porque fotos tuas a trabalhar nunca se veem... E uma pessoa por si só nunca faria tanto trabalho num espaço de tempo tão curto!!
Deves de também ter um ordenado de ministro.. para gastares constantemente dinheiro nisso...

Anónimo disse...

Restauro fantástico!
estava interessado em adquirir uma famel foguete para restauro, sabe onde poderei encontrar alguma?
obrigado

João Paulo disse...

oi pessoal
bem nas fotos nunca apareço porque o fotografo sou eu... lol mas entao fica prometido uma foto minha a trabalhar... o ordenado nao é de ministro antes fosse mas é sempre um projecto a dois o que facilita...

em relação a compra de uma foguete é complicado encontrar sei que havia uma nun antiquário em pessimo estado, faltando peças e o preço era de 600 eur

boas curvas

ze disse...

Esta simplesmente espetacular eu estou a restaurar uma Macal M70 delux mas presiso do carter da currente que ainda nao consegui encontrar se alguem souber agradecia o meu Nº968773441

João Paulo disse...

tenho pena mas nao posso ajudar disso tambem nao tenho e vai ser complicado encontrar, tenta ver no site motorizadas50 para ver se arranjas la qq coisa ou algum contacto.. boas curvas

Anónimo disse...

Joao nao é preciso repetir o que os outros ja disseram !!a mota esta como nova !!

Sei que tu tambem fazes autocolantes para motorizadas podes-me enviar teu contacto porque tenho uma V5 para restaurar e precisa desses autocolantes nas malas e deposito

João Paulo disse...

oi sim faço os meus autoculantes embora nao faço digamos para fora ou faço disso negocio, pra v5 so fiz um pra uma oficina que me pediram mas qq coisa manda mail. joaopaulo@puntotd.com boas curvas

sniper disse...

Muito bonita. Hoje descobri uma que me parece igual mas cujo dono(numa oficina) me disse que o motor é Zundapp de 3 velocidades. É possível? E peças, arranjam-se?
sniper.pires@gmail.com

Abilio disse...

essa mota é muito bonita,parabens pelo restauro e continuem a fazer maravilhas porque eu tambem assim faço nao vamos deixar morrer as motorizadas.

Anónimo disse...

Bem, vou repetir aquilo que já foi dito...Muitos parabens. Linda

Anónimo disse...

Muitos parabens,eu estou a restaurar uma macal 2100 sport mas nao vai ficar tao bonica como essa, para ja nao vou investir na cromagem vamos ver com o tempo o que da para fazer...

Anónimo disse...

Sem palavras. Muito bom restauro mesmo. Motorizada linda. Muitos parabéns.

Vinhos RP disse...

Boas Malta,
Sou um leigo nesta matéria, tenho uma Famel que não sei o modelo, mas é parecida com este belo exemplar, alguem me pode indicar onde adquirir alguma peças?
Dede já agradeço,
Boas "Voltinhas"
Manuel Pinheiro

Anónimo disse...

boas, o meu nome é luis vaz e estou a escrever não só para dar os parabens aos restauradores pois está um exelente trabalho, mas tambem pelo facto de disponibilizarem estas imagens, pois sou um dos felizardos que tenho uma igualsinha cor e tudo, apenas a precisar de uns toques, pois esta muito boa ainda, de original apenas não tem o escape, mas vou arranjar um, se souberem de um até agradeço, muitos parabens mesmo

José Mamede disse...

Muitos parabéns trabalho exemplar tenho uma igual em preto e os contornos brancos falta-lhe o guarda correntes a tampa do motor do lado da parte elétrica e o banco tem as partes metálicas completamente desfeitas de resto penso ser possível salvar tudo se houver alguém com coragem para tal aventura aqui fica o meu contacto josemamede_sakaio@hotmail.com