sábado, 12 de junho de 2010

Macal M70 Turismo

Resultado Final
Hora de colocar a trabalhar
Falta fazer um teste de estrada, afinar motor e carburador. A faltar também está o banco que em breve espero montar pra finalizar... em relação ao restante já esta tudo no sitio.
Depois de cerca de 9/10 horas de trabalho ai está a ganhar forma e quase acabada, aguardo o banco porque mandei também estofar de outra forma e em dois tons. Falta-me ainda acabar a parte do escape porque optei por um tipo Florett e ainda não está pronto, o motor ja esta com óleo pronto a colocar a trabalhar a ver se hoje já deita fumo, falta-me uma torneira gasolina nova porque merece. Amanhã coloco mais fotos.
Pintura personalizada a meu gosto depois de algum trabalho de recorte isolamentos etc etc... acho que o resultado final depois de montada irá valer apena. O motor está como novo juntas novas embraiagem, cilindro revisto e pintado também a meu gosto, espero que gostem do resultado final. Falta o celim e poucos pormenores.
Os meus autocolantes personalizados, cinza prata, dourado e prata, com letring script que dá um toque antigo.
Mãos á obra e decidi pintar de novo mas desta vez com algumas alterações, deixando um pouco de parte a "originalidade" e vou pintar um pouco ao meu gosto e testar algumas experiências, o resultado final penso que será muito bom.
Cilindro e Pistão novo, o antigo já estava com desgaste o que se notava no rendimento da mota. O cilindro em causa é de motor de 5v e não de 4v, por opção irei colocar este.
Macal M70 de 1975, uma motorizada com estilo e muito facil de conduzir. O azul encaixa muito bem nesta mota, está equipada com motor Casal de 5 velocidades de 50cm3. Não foi um projecto muito complicado devido á mota estar praticamente completa e sendo a maioria das peças recuperaveis.

20 comentários:

Anónimo disse...

muito engraçada esso motorizada, não se veêm muitas por ai. bom trabalho

Anónimo disse...

a minha é do mesmo género! mas eu nem sei onde arranjar peças novas ou onde mande arranjar as que ela tem! em termos de jantes e cromados é possivel arranjar novo ou terei que mandar cromar as que tenho?obgd

Anónimo disse...

Olá. Espetacular. Eu tenho uma Casal modelo Macal. Estou a restaurar mas não consigo arranjar autocolantes. Pode ajudar? mamc@portugalmail.pt.Obrigado e bom ano

Anónimo disse...

olha eu tenho uma mota dessas mas esta toda de origem e nao tem nada a ver com essa. nem o meu motor é casal

Anónimo disse...

Olá a todos. podem dizer-me qual será o valor de uma casal M70 toda de origem (restaurada) de 1974.
obrigado

Gonçalo disse...

Ola.
Desde ja os meus parabens pelo vosso excelente trabalho.
Axo que das actividades que voces possam desenvolver esta e uma das mais gratificantes.
Comove-me saber que ainda existem amantes do que de melhor se fez em portugal.
Tenho um modelo igual a este. mas de 76. turismo. e ando a pensar no seu restauro.
fazem trabalho para clientes ou apenas para voces?
boa continuaçao.

Anónimo disse...

Olá amigos,tenho uma macal m70 de 1978 tipo sport esta em bom estado e a trabalhar, mas tem os cromado com picos de ferrugem e precisa de ser pintada, por acso voces não fazem esses restauro para outras pessoas.

Fico a aguardar o vosso contacto.
silva.cardoso@gmail.com

Nelson disse...

Simplesmente linda!!! th uma igual e gostaria de a restaurar! sera que podia mos trocar ideias??? necho_type_r@hotmail.com

obg

Frédéric Marques disse...

Excellente trabalho! Ao ver este trabalho confesso que me motivou seriamente a restaurar uma M70 Sport que eu possui. Infelizmente a CASAL faliu e já não encontro peças novas para restaurar o motor..não tem uns contactos que me possa dispensar? fredericmarques@gmail.com

Anónimo disse...

Boas.
Eu há pouco tempo recebi de um familiar uma macal M70 de 1972...
a mota estava em mau estado, nao trabalhava, tinha problemas nos platinados e carburador sujo. Agora anda mas não gosto de ver uma Motorizada tão boa naquele estado e decidi restaurar aos poucos.
Pensava que ia ser mais fácil mas peercebi que era o contrario. O que eu gostava de perceber é a ligação dos cabos dos faróis traseiros, pois os cabos estavam completamente podres!
se alguem me puder ajudar tem aqui o meu e-mail: cristiano.m.mariano@hotmail.com

João Paulo disse...

Frédéric Marques fica aqui um contacto onde poderas encontrar algum material:

ciclomotor roma
Tel: +351 234612510


cristiano... essa parte é um pouco complicado para quem não sabe e falo por mim.. no que toca a mecanica e electricidade eu mando pra uma oficina, nesse campo não te posso ajudar.

cump
joao

Cristiano disse...

OK obrigado na mesma.
vou tentar pedir ajuda a um tio que percebe mas tem muito pouco tempo livre. Pintei hoje as chapas da minha MACAL e amanhã vejo o resultado.
gostava muito de por a minha igual a esta que está no blog, está um espanto!



abraço

João Paulo disse...

a cor eu levei uma peça velha a um acasa de tintas e eles fizeram igual, nao é uma cor comprada de catalogo mas pode haver semelhantes... faz o mesmo ou leva uma peça da tua e pedes igual ou ve em catalogo no caso a minha não é metalizada é de base fosca aplicado depois o verniz.

ab

Unknown disse...

Obrigado João Paulo ;) Assim que tiver alguma coisa feita, mando-te umas fotos

Unknown disse...

boas,
antes de mais dou-vos os parabens pelo trabalho que realizaram, esta optimo.
eu tenho uma macal m70 de 78 e tou com dificuldade para encontrar a chapinha de deposito para a minha mota, podias dar-me o contacto onde arranjas-te as tuas?
a fitinha dourada que tens no deposito e nas malas de ferramenta conde arranjas-te? tbm me podias arranjar o contacto?

muito obrigada,
cumprimentos,
diogo soares

se possivel responda para o meu email. diogosoares@hotmail.com

Anónimo disse...

Antes de mais, tive a ver o trabalho que fez na mota, está muito bom. Eu tenho uma macal m70 tursmo de 1981 que também vou começar a restaurar. O mais difícil e dispendioso será mesmo o cromados. Após uma pesquisa de mercado sobre peças para o motor zundapp turbina 4V, deparei-me com valores bastante elevados. Mas o que importa é a o valor que a mota tem e continuar com o andamento destas motas.

Abraço e continuação dum bom trabalho

Anónimo disse...

boa a noite a todos,tenho uma macal m7o que ao desmontar tive que cortar com a rebarbadora o veio que segura o descanso, porque aquilo estva tudo soldado,agora perdi-o e quero fazer um ao torno ,mas precusava de ver as medidas de outro e saber como aquilo se monta.
jocoli@sapo.pt

Anónimo disse...

ola, excelente resultado final, parabéns.

tenho uma M70 mini sport de 72 mas não sei onde arranjar peças, tem alguma ideia.

como fez para que o motor ficasse exteriormente como novo, pensei pintar mas a temperatura quando aquece deve estrafar tudo.

pedrocamilo-77@hotmail.com

Antonio disse...

Olá, vejo que fez um excelente trabalho! Como restaurou o exterior do motor?! Pintou?!

Unknown disse...

Boas, será que me podes enviar uma foto da montagem da roda traseira? Obrigado.